




Foi um sucesso o lançamento do Projeto Brasília Outros 50 – Candangas Tradições, no dia 29/05. Abrilhantado pelos shows de Geraldo Azevedo, Manassés, Célia Porto e Marcelo Sena (Coisa Nossa), o evento lotou a Praça da “Igrejinha”, na Vila Planalto.
“A intenção é promover um resgate histórico das principais cidades responsáveis pela formação cultural da Capital Brasileira nos seus primeiros 50 anos”, explica Kleber Moraes, presidente do Instituto IGUAL, realizador do projeto. Ele acrescenta, ainda, que o trabalho aborda a diversidade de culturas originárias de todas as regiões brasileiras na formação da identidade cultural brasiliense.
Pioneira da Vila Planalto, Maria do Chapéu

O “Brasília Outros 50 – Tradições Candangas” abrange seis cidades que historicamente contribuíram na formação da capital: Vila Planalto – no Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Gama, Ceilândia/Taguatinga e Sobradinho, que serão cenários para o conjunto de

Carroceiro Nilton Rocha e suas duas filhas (esquerda)
sendo filmado por Bejamim Weiss (direita) e Teresa de Castro (ao fundo)

O primeiro destes documentários é o media-metragem “Janelas da Vila”, que tem como elementos principais os moradores, artistas e pioneiros da Vila Planalto. Além das apresentações musicais, o vídeo “Janelas da Vila” foi uma das principais atrações do evento, e arrancou emoção e vibrantes aplausos do público.
Casa da Vila
Na oportunidade, foi inaugurado o projeto Casa da Vila (Centro de Atividades Sociais e Artísticas), com objetivo de promover a inclusão social, por meio da cultura, esporte e lazer. Na Casa da Vila, os visitantes puderam conferir duas mostras fotográficas cedidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal, “Brasília em 3 Tempos” e “Os Candangos”.
Os próximos lançamentos estão previstos para o dia 11/06, em Planaltina, e 13/06 em Sobradinho, onde acontecerão outros shows e apresentação de documentário sobre a vida cultural e tradicional destas cidades.