domingo, 29 de agosto de 2010

Cine Águas Lindas no Setor 2

A emoção marcou a mostra de cinema do Cine Águas Lindas do Setor 2, nos três primeiros dias de exibições no bairro. Os filmes arrancaram aplausos e elogios do público.
DEPOIMENTOS

Daniela Guedes, 17 anos. Estudante do ensino médio do Colégio Estadual Olavo Bilac.
“O IGUAL e o Inpango estão de parabéns!!! O cinema anima e muda a rotina das pessoas, principalmente das que não têm condições e nem o privilégio de ir ao cinema tradicional. Eu gostei muito do filme Meninas. Eu quero muito ser mãe um dia, mas primeiro preciso ter condições financeira e psicológica para isso”.
Josemias Costa, 21 anos. Funcionário da Construção Civil.
“Gostei muito também do Meninas. Namoro com uma garota de 22 anos, mas acho que não estamos preparados para uma gravidez indesejável”.

Regiane Alves Guedes – 21 anos. Casada, coreógrafa e empregada doméstica em Águas Claras - DF.
“Fiquei sabendo do Circuito através de um amigo e estou adorando. É realidade, sim. Eu não tenho filhos, mas conheço vários casos como estes do filme...Muda, porque é um alerta para nós.”

Maria Benedita, 44 anos. Artesã e estudante do Colégio Princesa Daiana, no Setor 9. Voltou a estudar recentemente.
“Gostei dos dois filmes. Eles são bons, pois ajudam os jovens a escolherem um caminho melhor, longe das drogas, da prostituição. Conheço uma menina de 13 anos que engravidou e sofreu muito por não ter experiência para cuidar de uma criança. O filme Alecrim é legal por mostrar o artista mais humilde”.

Murilo Braga da Silva, ... anos. Estudante do nível médio do Colégio Estadual Princesa Daiana – Setor 09.
“Adorei. É a primeira vez na vida que assisto cinema de graça. A gente sai da rotina. Aqui em Águas Lindas a gente sinto falta de cinema. O pior de tudo é quem não vem prestigiar um evento como esse. Gente que não tem nada e quando aparece não dá importância”.
Kellen e Moisés Souza – casados há 13 anos, um filho de 11 anos, uma de 9 e gêmeos de 4.
Marido: “Moramos no Pérola 1. Que bom que o cinema vai passar por lá pelo nosso bairro”.
Esposa: “Sou professora de português, inglês e espanhol. Vou trazer meus alunos com certeza para o Circuito. O projeto é rico e espero que vocês continuem com essa garra”.

sábado, 21 de agosto de 2010

Cine Águas Lindas chega ao Setor 2



Dando continuidade ao projeto itinerante de cinema, o Instituto Igual realizará nos próximos dias 19 (quinta-feira), 20, 21 e 22, o Circuito Cine Águas Lindas no Setor 2, Área A1 4C, Rua 16, em espaço cedido pelo INPALGO (Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas-GO), a partir das 19 horas. O bairro é um dos seis escolhidos para receber o circuito até novembro deste ano. Os outros são: Pérola, Guaira, Santa Lúcia, Jardim Brasília e Barragem V.

“Os bairros foram selecionados estrategicamente para que o circuito possa atender também os habitantes de outros 30 bairros”, explica Kleber Moraes, idealizador do projeto e presidente do Instituto Igual. Em quatro dias serão exibidos 4 curtas e 4 longa-metragens, entre estes os longas “Meninas”, “Romance do Vaqueiro Voador” e os curtas “Profissão Criança” e “Negros de Cedro”.

Aos intervalos de cada exibição, o público assistirá à peças e shows musicais. As apresentações acontecerão em uma imponente carreta-palco, onde se apresentaram recentemente grandes nomes da música popular brasileira, como Geraldo Azevedo, Célia Porto e Moraes Moreira. Quem chegar primeiro às exibições poderá assistir os filmes sentado em uma das centenas de cadeiras posicionadas em frente ao moderno telão inflável.

Um dos filmes exibido é o longa Meninas dirigido por Sandra Werneck

SINOPSE: MENINAS - No dia em que completa 13 anos, Evelin descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acaba de se desligar do tráfico de drogas para o qual trabalhava na Rocinha, Rio de Janeiro, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. A possibilidade de um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Órfã de pai, Luana vive com quatro irmãs e a mãe em uma casa onde só há mulheres. Desde cedo ajuda a mãe a criar as irmãs mais novas, e há meses vinha alimentando a idéia de ter um filho “só para ela”. Edilene não planejou nem evitou sua gravidez. Tampouco o fez sua mãe. Agora, mãe e filha estão grávidas. Edilene espera um filho de Alex, por quem é apaixonada. Alex engravidou ao mesmo tempo sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene, aos 14 anos e grávida, já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro “meninas-mães”.

Roteiro: BEBETO ABRANTES

Produção e Direção: SANDRA WERNECK

Diretora Assistente: GISELA CÂMARA


Duração: 71 min.





Circuito Cine Águas Lindas


Pelos bairros da cidade que mais cresce no Entorno do Distrito Federal, o projeto Circuito Cine Águas Lindas, realizado pelo Instituto Igual de Solidariedade e Inclusão Social, leva de graça cultura, entretenimento e diversão à população de baixa renda, principalmente aos estudantes da rede pública de ensino. Além das exibições cinematográficas de curtas e longas-metragens, a programação inclui apresentações musicais, de dança, teatro e palestras sobre o mundo da “Sétima Arte”.

Em cada canto que passa, milhares de pessoas aplaudem a iniciativa. Kleber Moraes, presidente do Igual, diz que a ideia é atrair um enorme número de pessoas de Águas Lindas e de outras cidades do Entorno e fazer inclusão social por meio da exibição de audiovisuais de grande valor artístico e cultural.

“Estamos mostrando a importância da cinematografia brasileira na formação social, econômica e cultural do nosso País, assim como na formação pessoal de cada ser humano. E, é claro, levando alegria para esses moradores tão carentes de bons eventos na cidade”, ressalta Moraes. Ele destaca ainda que este é um projeto piloto, que serve de base para outro mais ousado: “levar um circuito de cinema a todas as escolas da rede pública de ensino no Brasil”.

O Circuito Cine Águas Lindas é patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, e abrange seis bairros: Setor II, Pérola, Guaira, Santa Lúcia, Jardim Brasília e Barragem V. Todos estrategicamente escolhidos para beneficiar também os habitantes de outros 30 bairros próximos. Ao todo, serão 24 dias de projeções, somando 48 exibições, sendo um longa-metragem e um curta-metragem a cada dia de projeção.

Kleber Morares acrescenta que todo o projeto foi desenvolvido de maneira criteriosa, de acordo com as normas legais do audiovisual. “Todos os filmes que estão sendo exibidos foram escolhidos por curadoria especializada”. Ele explica que o mesmo cuidado se aplica na escolha dos artistas que se apresentam aos intervalos das exibições, selecionados por uma comissão especializada, mediante convocatória pública. O Circuito Cine Águas Lindas segue até novembro deste ano.
Foi um enorme prazer participar da produção dos shows que animaram a galera na posse da Presidente Dilma Roussef. Parabéns a todos que fizeram parte deste evento e um abraço especial ao Zelito Passos, maestro Manassés e banda, Zunga, Kleber Moraes, Klésio Borges, Davi Honório e Cassimiro.

FIQUE INFORMADO