domingo, 16 de janeiro de 2011

Cine Águas Lindas- Igualdade de Oportunidades




Em 2010 eu tive o prazer de acompanhar de perto a produção da primeira edição do projeto Circuito Cine Águas Lindas, que levou cinema, cultura, informação e entretenimento ao município com a maior população do Entorno do Distrito Federal. São cerca de 160 mil habitantes, segundo últimos dados do IBGE. População humilde essa que não dispõe de cinemas convencionais e que precisam se deslocar quilômetros até Brasília para obterem a satisfação de ver um filme.
Lembrou-me um antigo ditado Kleber Moraes, idealizador do evento: "Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai a montanha". E foi assim que o circuito percorreu seis grandes bairros da cidade, atraindo milhares de pessoas por onde passou, com cinema nacional de graça. A estrutura, apesar de itinerante, mambeme, não deixa a desejar em comparação às salas de cinemas convencionais. Uma carreta-palco garantiu a sonorização, a iluminção artística e os shows locais que também aconteceram antes e depois das exibições. Um enorme e moderno telão inflável garantiu as imagens com nitidez e as cadeiras foram suficientes para todos. Filmes como Meninas e Profissão Criança, da cineasta Sandra Werneck, foram a sensação entre os espectadores. Obras documentais com temas que fizeram o público refletir sobre questões graves e comuns em nossa sociedade, como a gravidez precoce e o trabalho infantil, situações cada vez mais presentes na zona urbana e no meio rural das cidades brasileiras.


REALIZAÇÃO INSTITUTO IGUAL

É, realmente esse é um projeto que merece "repeteco" em 2011. Seja em Águas Lindas, seja em qualquer local em que a população não tenha acesso à cultura e ao lazer. Mas para que isso aconteça é preciso apoio e incentivo financeiro por parte dos governos. E a opinião pública precisa fiscalizar, sim, o dinheiro que esta sendo oferecido às entidades realizadoras desses eventos. Só que isso não quer dizer que as instituições sérias e comprometidas com a cultura em nosso país devam parar de receber verbas. Educação e Cultura são tão importantes quanto Saúde e Segurança, pois é através da informação que um povo se torna realmente independente e que se pode garantir a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.
A inveja, a hipocresia daqueles que têm como foco somente atingir politicamente um aqui e outro ali, não são motivos consistentes para barrar o desenvolvimento que finalmente começa a florecer em nosso país. Ou será que já nos esquecemos das decadas decadentes de perseguições ditatoriais e a falta de investimentos sociais. Corrupção existe em todos os segmentos da nossa sociedade, inflizmente, mas precisamos estar atentos para que não sejamos injustos na hora da cobrança com quem realmente está fazendo a diferença. Viva o Brasil, a cultura e o cinema brasileiro!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


O Brasil está de parabéns pela festa que proporcionou a todos os brasileiros no primeiro dia do ano. A posse da nova presidente do Brasil foi uma beleza. Enquanto a cerimônia formal de troca de faixa presidencial estava se dando do outro lado em frente ao Palácio do Planalto, próximo ao Supremo estava se dando uma festa mais popular ainda. O cantor Kleber Moraes e a vocalista da banda escolhida para atender a festa estavam mandando ver com o público, interpretando a música em homenagem ao presidente Lula (Lulala...). Foi um momento de pura emoção, que a grande imprensa, na ânsia de registrar imagens magníficas, acabou deixando de lado. Nós, aqui do Brazilmanero registramos na lente, na mente e no coração algumas fotos que vamos publicar aos poucos nestes primeiros meses de 2011. É o seguinte: não há muito o que dizer, somente desejar que a Dilma faça um governo tão democrático como foi a festa da democracia em Brasília no começo do ano. Tinha gente de São Paulo, do Pará, de Recife, do Sul, do Sudoeste, gente de todos os cantos do Brasil com quem conversei. Mas por trás desta festa, o esforço dos meus amigos Zunga, Zelito Passos, Kleber Moraes, Klesio Borges, David Konkan, Toniquinho, etc...Loucura, foi a banda comandada pelo meu querido instrumentista brasileiro e internacional Manasses, que atendeu as interpretações da Fernandinha (Pato Fu), Zélia, Elba, entre outras cantoras que vieram representar as mulheres nesta tão bendita festa. Parabéns a vocês mulheres do meu Brasil. Obrigado Lula!!! Parabéns Dilma Rousseff!!!

Kleber Moraes (lulala...Dilma...)

http://www.youtube.com/watch?v=XrsCoAMIqR4

Takai e Zélia Duncan

http://www.youtube.com/watch?v=BM7gn7dMn8E&feature=related

Mart’nália e Zélia Duncan

http://www.youtube.com/watch?v=XKprnDtf2kY&feature=related

Foi um enorme prazer participar da produção dos shows que animaram a galera na posse da Presidente Dilma Roussef. Parabéns a todos que fizeram parte deste evento e um abraço especial ao Zelito Passos, maestro Manassés e banda, Zunga, Kleber Moraes, Klésio Borges, Davi Honório e Cassimiro.

FIQUE INFORMADO