segunda-feira, 13 de junho de 2011

Secretário do Tesouro discutirá metas fiscais e restos a pagar


FOTO: Marcelo Casal Jr. (Agência Brasil)


A Comissão Mista de Orçamento realiza na quarta-feira (15) audiência pública com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Ele vai prestar esclarecimentos sobre o cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2011 e sobre a disponibilidade financeira para pagamento de convênios inclusos em restos a pagar de orçamentos anteriores. A audiência está marcada para as 15 horas, no plenário 2.

“A falta de disponibilidade financeira dos órgãos do Poder Executivo vem comprometendo a execução de inúmeras obras em todo o País, especialmente aquelas inscritas em restos a pagar”, diz o deputado José Priante (PMDB-PA), que solicitou a audiência.

Em abril, um decreto presidencial (7.468/11) determinou o cancelamento de restos a pagar referentes a 2007, 2008 e 2009 caso as obras não tivessem iniciado até 30 de abril de 2011. Apenas as obras empenhadas em 2009 por meio de convênio da União com estados e municípios terão um prazo maior – poderão ser iniciadas até 30 de junho.

Parte dessas despesas pendentes se refere a obras previstas em emendas parlamentares que não foram concluídas ou executadas por causa de dificuldades no processo de repasse dos recursos. Prefeitos que participaram da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no último mês de maio, reivindicaram a simplificação do processo.

Metas fiscais
No 1º quadrimestre de 2011, o governo federal realizou superavit primário de R$ 40,7 bilhões, superando em R$ 17,8 bilhões a meta estabelecida para o período.

Leia o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais para 1º Quadrimestre de 2011.

Fonte: Agência Câmara

Santarém faz 350 anos



Comemorações do aniversário da “Pérola do Tapajós” começaram dia 10 e prosseguem até 29 de junho.

Santarém, no Oeste do Pará, comemora 350 anos no próximo dia 22, mas a programação oficial dos festejos será aberta nesta sexta-feira (10), as 9 horas, na Câmara Municipal,com a entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf a seis personalidades da cidade.

No dia 20, outras personalidades serão condecoradas com a Medalha dos 350 Anos, cunhada especialmente para homenagear pessoas que “são reconhecidamente construtores de uma Santarém melhor”, segundo a prefeita Maria do Carmo.

Entre as personalidades a serem condecoradas está o deputado federal José Priante (PMDB-PA). O parlamentar conseguiu viabilizar grandes obras de infraestrutura que ajudaram a desenvolver o município e a região.

Foi o caso do Projeto Orla, que além de proteger a cidade contra as cheias, revitalizou a principal área urbana, criando novos pontos de turismo e lazer. A obra foi inaugurada há 10 anos e continua sendo um marco do desenvolvimento de Santarém.

Priante também viabilizou o primeiro viaduto da cidade, conseguiu recursos para urbanizar a principal via de acesso ao aeroporto de Santarém, foi o autor do projeto que deu ao aeroporto o nome do Maestro Isoca (Wilson Fonseca). Ele ainda conseguiu recursos para asfaltar trechos das rodovias Santarém-Cuiabá e Transamazônica.

Confira a programação oficial dos 350 anos de Santarém.

10/06 (sexta-feira)
ABERTURA OFICIAL - ENTREGA DA MEDALHA PADRE JOÃO FELIPE BETTENDORF
Local: Câmara Municipal de Santarém
Hora: 9h
11/06 (sábado)
PROJETO MORAR BEM
Local: Casa de Cultura
Hora: 17h
12/06 (Domingo)
CAMPO ILUMINADO – SÃO BRÁS
Local: Comunidade de São Brás
Hora: 19h
15/06 (quarta-Feira)
INAUGURAÇÃO UBS - JADERLÂNDIA
Local: Jaderlândia
Hora: 17h
17/06 (sexta-feira)
III ESPETÁCULO ENCONTRO DAS ARTES: UMA HISTÓRIA MUSICAL
Local: Casa de Cultura
Hora: 20h30
18/06 (sábado)
NOITE DOS MIGRANTES E IMIGRANTES: SANTARÉM ABRAÇA SEU POVO
Local: Orla
Hora: 20h
19/06 (Domingo)
- ENTREGA CASAS ALVORADA
Local: Bairro da Alvorada
Hora: 9h
-MÉRITO CULTURAL WILSON DIAS DA FONSECA
(Realização: Conselho da Mulher Empresária)
Local: Orla
Hora: 19h30
- SHOW REGIONAL: AS AMAZONAS DO TAPAJÓS
(Patrocínio Cultural: Fundação Cultural Tancredo Neves - Governo do Estado)
Local: Orla
Hora: 20h30
20/06 (segunda-feira)
- INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUN. ENS. FUND. ALDO FERREIRA CAMPOS
Local: Bairro Alvorada
Hora: 8h
- ENTREGA DA MEDALHADA ALUSIVA AOS 350 ANOS
Local: Barrudada Tropical Hotel
Hora: 21h
21/06 (terça-feira)
- VIRADÃO
Local: Parque da Cidade
Hora: A partir das 17h
- SHOW NA ORLA
Local: Orla
Hora: 20h
22/06 (quarta-feira)
- PROJETO NOSSA GENTE
Local: Parque da Cidade
Hora: A partir das 8h
- MISSA TAPAJÔNICA
Local: Igreja Nossa Sra. Da Conceição
Hora: 17h30
- APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO TEATRO DA PAZ
(Realização: Secult-Governo do Estado)
Local: Casa de Cultura
Hora: 19h
- SHOW CANTA SANTARÉM
Local: Orla
Hora: 21h
24/06 (sexta-feira)
- INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE APOIO DIAGNÓSTICO
Local: Av. Presidente Vargas, 1539(ao lado do HMS)
Hora: 10h
25/06 (sábado)
- PADRONIZAÇÃO DOS TÁXIS – CAMPANHA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Local: Parque da Cidade
Hora: 9h
- EXPOSIÇÃO DE POSTAIS FOTOGRÁFICOS
Local: Terminal Fluvial Turístico - TFT
Hora: 18h
- LANÇAMENTO DE LIVROS E REVISTA COMEMORATIVA - 350 ANOS
Livros: Livro de Receitas / Livro Zeca BBC de Santarém
Local: Centro Cultural João Fona
Hora: 20h
26/06 (domingo)
DOMINGÃO DAS CRIANÇAS
Local: Espaço Pérola do Tapajós
Hora: 9h às 17h
27/06 (segunda-feira)
- INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUN. ENS. FUND. EMÍLIO REBÊLO SANTOS
Local: Comunidade de Castela - Planalto
Hora: 9h
- INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUN. ENS. FUND. N.SRA. DE NAZARÉ
Local: Comunidade Pajuçara
Hora: 15h
- INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUN. ENS. FUND. SÃO FRANCISCO
Local: Comunidade Carapanari
Hora: 17h
- CASAMENTO COMUNITÁRIO
Local: Espaço Pérola do Tapajós
Hora: 19h
29/06 (quarta-feira)
- MOSTRA EDUCACIONAL E ARRAIÁ DO PARQUE
Local: Espaço Pérola do Tapajós
Hora: A partir das 9h

Fonte: Site do Priante

Priante é relator do Orçamento



Direção nacional do PMDB escolheu o deputado paraense para relatar emendas que destinarão recursos para os Ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

A direção nacional do PMDB escolheu o deputado federal José Priante para uma nova missão: a de relator, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), de emendas que vão destinar recursos federais aos Ministério da Integração Nacional e do Meio Ambiente. Caberá ao parlamentar paraense analisar e definir as emendas parlamentares, destinadas a esses ministérios, que serão incorporadas ao relatório final a ser apresentado ao Orçamento Geral da União de 2012.

Com a escolha, Priante passa a integrar o seleto grupo dos dez parlamentares escolhidos pelos partidos para assumir as relatorias setoriais da poderosa Comissão de Orçamento. A nomeação de Priante e dos outros nove relatores depende agora do fechamento de novas negociações entre os partidos, o que deve ocorrer até 20 de junho.

Eles ainda não assumiram porque o PR reivindica a relatoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que foi destinada ao deputado federal petista Rui Costa (BA). O PR quer o cargo porque abriu mão para o PP da relatoria do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em contrapartida, reivindicou a relatoria que abrange os orçamentos dos Ministérios do Planejamento e das Cidades.

Por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Ministério das Cidades deve atrair grande número de emendas parlamentares, uma vez que a pasta concentra os principais programas federais na área de urbanização. Atualmente, 42% dos convênios provenientes de emendas parlamentares estão concentrados no Ministério das Cidades.

Na Comissão de Orçamento, qualquer decisão só pode ser aprovada por unanimidade. Por isso, sem consenso, nenhum dos relatores já escolhidos pode assumir o cargo, o que vem prejudicando os trabalhos da CMO. A situação incomoda o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Nesta semana, ele volta a apelar aos líderes dos partidos, especialmente do PT e do PR,. Para que cheguem a um acordo.

CMO, A MAIS IMPORTANTE COMISSÃO DO CONGRESSO

A Comissão de Orçamento (CMO) é a mais importante e a mais disputada do Congresso Nacional. Os cargos mais cobiçados são o de presidente e o de relator-geral. Depois desses, a disputa maior é pelas relatorias setoriais.

Dos dez nomes das áreas temáticas, seis saem da Câmara e quatro do Senado. Cada relator setorial auxilia o relator-geral na análise das emendas ao projeto da Lei Orçamentária, que o Palácio do Planalto encaminhará ao Congresso em agosto.

Sobre a disputa na CMO, lideranças dos partidos garantem que os nomes já indicados serão mantidos, mas admitem mudanças para chegar ao consenso. O acordo seria possível mantendo os parlamentares já indicados, mas mudando as relatorias. O alvo continuaria sendo a área de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que envolve disputa direta entre o PT e o PR.
Foi um enorme prazer participar da produção dos shows que animaram a galera na posse da Presidente Dilma Roussef. Parabéns a todos que fizeram parte deste evento e um abraço especial ao Zelito Passos, maestro Manassés e banda, Zunga, Kleber Moraes, Klésio Borges, Davi Honório e Cassimiro.

FIQUE INFORMADO