
O boi de Parintins, no estado do Amazonas, é um dos mais importantes exemplos do nosso folclore e da região Amazônica.
Hoje está sendo comemorado internacionalmente o Dia do Folclore. No Brasil a data foi oficializada em 1965 pelo Congresso Nacional, como forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro.
A data 22 de agosto ajuda a passar as tradições folclóricas de geração para geração. O dia é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas, diversas atividades são realizadas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore.
Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, entre tantos outros.
Os eventos culturais são freqüentes nas cidades brasileiras. Em Belém, A Fundação Cultural do Município (Fumbel) exibe até dia 31 a exposição “Lendas Amazônicas”, no Memorial dos Povos, Sala Vicente Salles, reunindo onze lendas da cultura popular que mexem com imaginário de crianças e adultos ao longo de gerações. Visitação de segunda a sexta, de 9h às 17h, com entrada franca.
Em Recife(PE) acontece o 9º Festival Recifense de Literatura, promovido pelas bibliotecas públicas do Recife. O evento tem como tema - “As escolas do Recife em: uma tarde infantil na biblioteca”, reunindo estudantes de escolas conveniadas do ensino fundamental I e crianças da comunidade local.
Estão agendadas ações literárias e culturais destinadas ao público infantil: cineminha, contação de histórias, Pegue & Leve e socialização de produções literárias dos estudantes.
No Rio de Janeiro, há cinco anos, o Centro Cultural Banco do Brasil realizando o 5º Festival do Folclore Brasileiro. As atividades de resgate do folclore brasileiro na cidade maravilhosa aconteceram de 17 a 21 de agosto.