terça-feira, 6 de novembro de 2012

Luiz Gonzaga é homenageado com a Ordem do Mérito Cultural



No ano em que se comemora o centenário de Luiz Gonzaga, ídolo musical da cultura nordestina, a presidenta Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, homenagearam ao Rei do Baião com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural (OMC). A condecoração é, desde 1995, outorgada pelo Governo Federal como reconhecimento às relevantes contribuições de personalidades e instituições à cultura do país.
A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O ex-presidente, político e escritor José Sarney e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também entregaram as insígnias. A data de entrega marca as homenagens ao Dia Nacional da Cultura, escolhido por causa do aniversário de nascimento do jurista e jornalista Rui Barbosa.
Além do músico, outros nove agraciados foram homenageados (in memóriam): Mazzaropi, Dener Pamplona de Abreu, Hebe Camargo, Herivelto Martins, Ifigênia Rosa de Oliveira, Mário Schenberg, Plínio Marcos, Autran Dourado e Jorge Amado. Segundo o Ministério da Cultura, desde a sua criação em 1995, 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições públicas e privadas já foram condecoradas com a Ordem do Mérito Cultural.
Gonzagão - Responsável por apresentar o Baião ao Brasil na década de 1940, Gonzaga conquistou multidões e colocou o Nordeste no cenário da música popular brasileira. Seu estilo musical ainda hoje influencia gerações, mas o que fica alheio ao conhecimento popular é que o Baião também descende de ritmos africanos. Provém de uma modalidade do lundu, estilo marcado por batuques produzidos pelos povos bantu de Angola.
Figura importante como referência à cultura da Região Nordeste, o sanfoneiro por meio de sua arte assumiu o papel político não só de apresentar, mas também de cobrar direitos, vencendo preconceitos. “Luiz Gonzaga nos ensinou a entender melhor o Brasil”, ressaltou a presidenta Dilma.
A fim de homenagear ao mestre do Baião, o Palácio do Planalto manterá até 5 de dezembro a exposiçãoO Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga, que reúne entre esculturas, fotografias, xilogravuras, as obras e até roupas relacionadas à vida do compositor popular. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 14h30.
A organização é do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e a curadoria é do artista plástico, compositor e poeta paraense Bené Fonteles. Antes de chegar a Brasília, a exposição passou por Salvador (BA), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).
OMC - No site do Ministério da Cultura, quando é aberto o período de indicações para a homenagem, todo e qualquer cidadão pode indicar pessoas ou entidades, nacionais ou internacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à cultura brasileira.
Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Os nomes aprovados pelo Conselho seguem então para a Presidência da República, que aprova o decreto e publica os nomes de todos os agraciados, no Diário Oficial da União. No caso da OMC 2012, a publicação será feita na edição desta terça-feira, dia 6 de novembro.
Veja os nomes de todos os agraciados em 2012:
Classe Grã-Cruz
José Sarney
Jorge Amado, in memoriam
Aberlardo Germano da Hora (Abelardo da Hora)
Amácio Mazzaropi, in memoriam
Dener Pamplona de Abreu, in memoriam
Hebe Camargo, in memoriam
Herivelto de Oliveira Martins (Herivelto Martins), in memoriam
Ifigênia Rosa de Oliveira, in memoriam
Mário Schenberg, in memoriam
Orlando Orfei
Paulo Affonso Miessa (Paulo Goulart)
Plínio Marcos de Barros (Plínio Marcos), in memoriam, e
Waldomiro Freitas Autran Dourado (Autran Dourado), in memoriam
Classe Comendador
Aguinaldo Ferreira da Silva (Aguinaldo Silva)
Alceu Paiva Valença (Alceu Valença)
Almir Narayamoga Suruí
Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Elba Maria Nunes Ramalho (Elba Ramalho)
Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Fafá de Belém)
Ismail Norberto Xavier (Ismail Xavier)
Marieta Severo da Costa (Marieta Severo)
Milton Roberto Monteiro Ribeiro (Milton Guran)
Raquel Trindade de Souza (Raquel Trindade)
Rose Marie Gebara Muraro (Rose Marie Muraro) e
Senor Abravanel (Silvio Santos)
Classe Cavaleiro
Anna Luiza Machado da Silva Muylaert (Anna Muylaert)
Breno Luís Marçal da Silveira (Breno Silveira)
Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro
Felipe Elias Schaedler (Felipe Schaedler)
Humberto Piva Campana e Fernando Piva Campana (Irmãos Campana)
Isay Weinfeld
Martha Mattos de Medeiros (Martha Medeiros)
Miguel Takao Chikaoka (Miguel Chikaoka) e
Regina Maria Barreto Casé (Regina Casé)
Sem Grau de Classe
Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum
Museu de Valores do Banco Central (Banco Central do Brasil)
Escola de Dança e Integração Social Para Criança e Adolescente (EDISCA)
Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE)
Museu Histórico Nacional – (Instituto Brasileiro de Museus)
Movimento Gay de Minas e
Orquestra Popular da Bomba do Hemetrério
Fonte: Ascom Fundação Cultural Palmares

Foi um enorme prazer participar da produção dos shows que animaram a galera na posse da Presidente Dilma Roussef. Parabéns a todos que fizeram parte deste evento e um abraço especial ao Zelito Passos, maestro Manassés e banda, Zunga, Kleber Moraes, Klésio Borges, Davi Honório e Cassimiro.

FIQUE INFORMADO