segunda-feira, 2 de julho de 2012

Começa hoje o sexto Festival Cultura de Verão



Começa hoje o sexto Festival Cultura de Verão (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O verão paraense já tem trilha sonora. Começa hoje a sexta edição do Festival Cultura de Verão, projetorealizado pela Rede Cultura de Comunicação em Belém e no interior do Estado. A programação reúne mais de 50 atrações ao vivo, entre shows e espetáculos de teatro, além de exibição de curtas, desfiles de moda, oficinas de radio, grafite e desenho e atividades de incentivo à leitura. É cultura paraense para todo mundo ver e ouvir.

Belém recebe a programação de segunda a quarta-feira, sendo que às segundas, a partir de 19h, o festival toma conta da Praça do Carmo, na Cidade Velha, com música instrumental. Às terças e quartas haverá programação no Píer das Onze Janelas, sempre a partir de 18h, com Ônibus Biblioteca do Centur, Mostra Pará (exibição de curtas-metragens selecionados pelo Instituto de Artes do Pará) e shows ao vivo. Nos intervalos dos shows, o público poderá conferir os lançamentos das grifes paraenses.

Nos finais de semana o Festival Cultura de Verão segue para os municípios de Cametá (dias 06 e 07), Vigia (13 e 14), Bragança (20 e 21) e Soure (27 e 28). Toda a programação no interior terá participação de atrações locais, além de oficinas do projeto Biizu, realizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

VARIEDADE
MPB, samba, carimbó, pop rock, instrumental, reggae e muito mais estão no caldeirão sonoro do Festival de Verão, que reúne mais de 390 músicos de Belém e do interior do Estado. “A música é matéria-prima para as emissoras Cultura”, diz Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. O festival será aberto no dia 2 de julho, segunda-feira, com Adelbert Carneiro e o show “Ianubiá”, na Praça do Carmo, a partir de 19h. No no dia 3, no Píer das Onze Janelas, será a vez do cantor Maca Maneschy e das bandas Clepsidra e Warilou. No dia 4, Jaafa Reggae, Alcyr Guimarães e Arraial do Pavulagem (veja programação completa no boxe abaixo).
6ª edição do festival apresenta novidades.

O Festival Cultura de Verão também abre espaço para o teatro paraense. Oito espetáculos serão apresentados no Espaço Cuíra, sempre às terças e quartas, às 19h, com entrada franca. Estão na programação “Acorde Margarida” e “Batista”, da Companhia Teatral Nós Outros, “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, “As Gatosas”, do Grupo Cuíra, e “Red Bag”, do Usina de Animação, entre outros. Nos dias 3, 4, 10 e 11, às 18h, serão apresentados mini-espetáculos “lambe-lambe” com o Coletivo Animadores de Caixas.

REVITALIZAÇÃO
A grande novidade do 6º Festival Cultura de Verão é a revitalização da Praça do Carmo, localizada no centro histórico de Belém. A ideia é envolver a comunidade nesta ação inédita, que conta com a parceria de vários órgãos e entidades, além do projeto Tudo de Cor pra Você, das tintas Coral, que está fornecendo todo o material para a valorização cromática da praça e das casas do entorno.

No último dia 23, no Fórum Landi, foi realizada uma oficina de aprendiz de pintor, reunindo moradores da Cidade Velha que são voluntários no processo de revitalização. Eles aprenderam técnicas com pintores profissionais e já estão atuando na área. Quem deseja participar tem uma nova oportunidade, na próxima segunda-feira, dia 02, de 8h ao meio-dia, quando será realizada mais uma oficina, no mesmo local. Os interessados devem efetuar sua inscrição junto ao Departamento de Marketing da Cultura Rede de Comunicação, através do emaileventos@funtelpa.com.br.

São parceiros da ação de revitalização Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fórum Landi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa tem apoio da Associação dos Moradores da Cidade Velha, Faculdade Estácio do Pará e bloco carnavalesco Elka.

Circulação
Adelaide Oliveira destaca que o Festival Cultura de Verão abraça várias linguagens artísticas, atraindo a cada ano um público maior e também mais audiência para as transmissões. Todos os shows no Píer das Onze Janelas serão transmitidos ao vivo pela TV, Rádio e Portal Cultura, assim como a programação no interior. Adelaide observa que o projeto integra a política pública de difusão e circulação da música paraense realizada pelo Governo do Pará. “Nesta edição vamos visitar cidades que nunca receberam o festival, como Cametá e Vigia, que possuem uma forte tradição musical”, diz ela.

A programação nos municípios valoriza os artistas locais. Em Cametá, por exemplo, nos dias 06 e 07, na Praça das Mercês, haverá apresentação da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, do Grupo de Banguê Cinco de Ouro, do grupo Engole Cobra e também do samba de cacete de Dona Iolanda do Pilão, entre outros artistas. Em Vigia quem se apresenta é o grupo de carimbó O Beija-Flor e o Clube Musical União Vigiense (dia 13) e ainda Adilson Alcântara e Banda 31 de Agosto (dia 14), sempre a partir de 21h, no Espaço Cultural Tia Pê.

O município de Bragança recebe o Festival Cultura de Verão nos dias 20 e 21, com programação na Praça São Benedito (orla), a partir das 21h. As atrações são: Raízes da Amazônia, Orquestra de Rabecas de Bragança, Dayse Addário e Zarabatana Jazz (dia 20) e Orquestra de Rabecas da Amazônia, Tribo de Mani e Arraial do Pavulagem (dia 21). Em Soure, Ilha do Marajó, o festival abraça a programação do Servifest, com transmissão das eliminatórias do festival nos dias 27 e 28, a partir de 21h. Nos quatro municípios haverá oficinas de rádio, grafite e desenho coordenadas pelo projeto Biizu.

PROGRAMAÇÃO
SHOWS
Praça do Carmo – às segundas-feiras, às 19h
02/07 – Show Ianubiá, de Adelbert Carneiro
09/07 – Adamor do Bandolim e Gente de Choro
16/07 – Nego Nelson e Bob Freitas
23/07 – Big Band Abaeté Latin Jazz (Abaetetuba)

Píer das Onze Janelas – às terças e quartas, às 20h
03/07 – Clepsidra, Maca Maneschy e Warilou
04/07 – Jaafa Reggae, Alcyr Guimarães e Arraial do Pavulagem
10/07 – Arthur Nogueira, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos
11/07 – André Moura, Buscapé Blues, Adriana Cavalcante, Bianca Menezes, Inês Fernandes, Tâmara Aviz, Odília Santana, Sabrina Sindra e Ruth Saldanha
17/07 – Mário Mouzinho, Strobo e Johny Rockstar
18/07 – Espoleta Blues (infantil), Trio Lobita e o Quarto Elemento e Aíla Magalhães
24/07 – Simone Almeida, Projeto Charmoso e Banda Sayonara
25/07 – Raiz de Cafezal, Quaderna e Pinduca

TEATRO
Espaço Cuíra – às terças e quartas, às 19h
03/07 – Acorde Margarida (Companhia Teatral Nós Outros)
04/07 – No Trono (Varisteiros de Teatro)
10/07 – Catalendas (In Bust Teatro com Bonecos)
11/07 – As Gatosas (Grupo Cuíra)
17/07 – Aldeotas (Grupo Gruta)
18/07 – Batista (Companhia Teatral Nós Outros)
24/07 – La Fábula (Cia Madalenas)
25/07 – Pró-Ensaio Geral (BAI - Bando de Atores Independentes)

* nos dias 03, 04, 10 e 11, às 18h, haverá miniespetáculos de caixas com o Coletivo Animadores de Caixas.
** Programação de Belém.

(Diário do Pará)

Foi um enorme prazer participar da produção dos shows que animaram a galera na posse da Presidente Dilma Roussef. Parabéns a todos que fizeram parte deste evento e um abraço especial ao Zelito Passos, maestro Manassés e banda, Zunga, Kleber Moraes, Klésio Borges, Davi Honório e Cassimiro.

FIQUE INFORMADO