O Globo
É a segunda vez que o candidato disputa a vaga de prefeito da capital.
Entre as propostas de Priante, a criação de políticas públicas aos jovens.
O diretorio municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializou nesta quinta-feira (28) a candidatura do deputado federal José Priante. A convenção do partido aconteceu no Ginásio de Esportes do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Belém.
José Priante está há 30 anos na vida pública. Sua trajetória política começou na década de 80, no movimento estudantil contra a ditadura militar. Foi eleito vereador de Belém, deputado estadual, e por três vezes consecutivas deputado federal. Em 2010, disputou o Governo do Pará, e pela quarta vez, representa o Estado na Câmara dos Deputados, sempre pelo PMDB. É a segunda vez que o candidato disputa a vaga de prefeito de Belém. A primeira vez foi em 2008, quando chegou ao segundo turno com o atual prefeito Duciomar Costa.
A parceria política com os governos estadual e federal, dos quais o PMDB é aliado, é a base para a realização de algumas das propostas políticas de governo municipal de José Priante. O candidato vai priorizar ações nas áreas de Sáude, Educação, Segurança e Transporte.
Para melhorias na saúde da população, o candidato do PMDB garante que vai ampliar a rede de saúde básica da capital paraense e buscar investimentos para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito de Icoaraci e ilha de Mosqueiro, entre outras propostas.
Na área da Educação, o candidato vai dar atenção especial ao ensino básico, ampliar o número de escolas, fortalecer os profissionais de educação e melhorar a qualidade de ensino incluindo a formação profissional no curiculum dos estudantes.
Para combater a criminalidade em Belém, a proposta do partido é investir em políticas públicas para a juventude. Para isso, o candidato explica que vai buscar parcerias com os governos do Pará e Federal.O fortalecimento da Guarda Municipal no combate à violência também faz parte da proposta de governo de José Priante, assim como a criação de medidas sócio-educativas e de segurança.
Para a melhoria do transporte público na capital paraense, o candidato do PMDB garante que vai buscar recursos para a ampliação da Avenida Independência, desafogando o trânsito na saída cidade, entre outras propostas.
As expectativas sobre a eleição deste ano, são as melhores. "Agora começa a largada para o grande desafio de consquistar a Prefeitura de Belém, que é somar força com todos os moradores e segmentos sociais para Belém voltar ao caminho do desenvolvimento social e econômico ", disse José Priante.
Diário do Pará
PSC oficializa Kadmiel como vice de José Priante
Ainda no sábado, 30, o Partido Social Cristão (PSC) realizou a sua convenção e oficializou o pastor Kadmiel Pacífico como candidato a vice-prefeito de José Priante, do PMDB. A convenção foi realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Belém, e reuniu dezenas de pessoas. Na ocasião, Priante aprovou a união entre os partidos e acredita que se as eleições fossem hoje já estaria no 2º turno. Outros candidatos ao cargo de prefeito de Belém este ano são: Edmilson Rodrigues, pelo PSOL; Zenaldo Coutinho, pelo PSDB; Jefferson Lima, pelo PP; Arnaldo Jordy, pelo PPS; e Alfredo Costa, pelo PT.
A convenção do PSC começou com alguns minutos, em virtude de alguns compromissos do deputado federal José Priante, do PMDB, no qual o partido se aliou para as eleições de 2012. No evento, os simpatizantes da coligação ensaiaram o jingle da campanha e saudaram os candidatos. Priante se disse confiante com a disputa desse ano e acredita que vai estar no 2º turno.
(Diário do Pará)
PMDB define candidatos em municípios
O PMDB homologou as candidaturas a prefeito em Bragança, Maracanã e São João de Pirabas. Pela manhã, em Bragança, o vice-prefeito, Américo Sarmento (PMDB) foi o escolhido. O vice foi revelado pelo senador Jader Barbalho, presidente regional do partido, no final da convenção, escolhendo o nome de Gilberto Oliveira (PSC).
À tarde, a caravana do PMDB chegou à Maracanã, onde houve a escolha de Ícaro Gomes e o educador Raimundo Pinto. Em São João de Pirabas, outra chapa para prefeito e vice puramente peemedebista: Cláudio Barroso, que virá a reeleição ao Executivo, e o vereador Tonhão. “É tempo de viver a política com o máximo de maturidade, sempre com a intenção de somar e multiplicar, nunca de subtrair ou dividir”, disse Jader.
ANANINDEUA
Já em Ananindeua, o PMDB anunciou o nome do vereador Almir Santos, como vice do deputado Estadual Chicão, que concorre à vaga de prefeito.
O senador Jader Barbalho, presidente do PMDB estadual, a deputada federal Elcione, e representantes do PPL, PSC, PHS e PC do B participaram da convenção, além do prefeito, Helder Barbalho. “Basta comparar Ananindeua o que era e o que é hoje. Vamos nos dar as mãos e eleger quem tem compromisso. ”, afirmou a deputada Elcione Barbalho.
O prefeito fez um balanço das realizações de suas administrações, relacionando avanços na área da educação, saúde, saneamento e habitação.
CASTANHAL
O ex-prefeito Paulo Titan – PMDB foi escolhido para disputar o pleito com outros três candidatos. Além de PMDB, PSDB e PT, o candidato Paulo Titan vai contar com apoio de partidos como PTN, PHS, PSDC, PSC e PSD.
(Diário do Pará)